POR UM MUNDO MELHOR

Vivemos num misto de inconfundível beleza e incompreensível pobreza. O lar em que temos o privilégio de viver é um espaço sem equilíbrio. Equilíbrio é talvez uma palavra-chave nos tempos que correm. Equilíbrio é o estado que todos, de uma forma ou de outra, almejamos. Não é fácil alcançá-lo, mas a partir do momento em que o tocamos, temos de continuar a tentar. O grande desafio da humanidade é tentar tocar o equilíbrio, espalhando-o de forma sistemática por todos os que habitam este «feliz planeta».

O amor é o único sentimento capaz de comandar a mudança. Todos sabemos que é preciso erradicar a pobreza, todos sabemos que é preciso travar o aquecimento global, todos sabemos a importância de controlar a criminalidade. Esses e outros problemas estão na ordem do dia e todos eles demonstram o quão desequilibrado é o mundo em que deambulamos. Para resolver o que está mal é preciso muito mais do que debitar palavras numa folha de papel. É preciso agir de forma ordeira e consciente.

O Live Aid, o Live 8 ou o Rock in Rio foram apenas pequenas gotas no «oceano» de mudança que todos almejamos. É preciso todavia muito mais do que simples gotas. A distribuição da riqueza por um “pequeno” de grupo de pessoas é tão ridícula como é o facto de muitos milhares de crianças em África (e noutros lugares do nosso planeta) morrerem à nascença. Mas não é só o dinheiro que se encontra mal distribuído. Os bens alimentares, ao que consta, chegam em excesso a algumas regiões do nosso planeta, não vendo terra noutras. O resultado é desumano e não é preciso ter pisado África para perceber o quão chocante é a realidade desse continente. E quando pensamos que aqueles meninos já «tinham» tudo, percebemos que afinal ainda subsistem conflitos deveras desnecessários: para uns e para outros. Na guerra, ninguém fica a ganhar e disso todos sabemos.

Hoje, é importante que estejamos atentos. É importante que sejamos parte activa da sociedade e que emanemos sentimentos de paz e alegria. Os pequenos gestos, as pequenas acções ganham um valor imenso quando repetidos por um grande número de pessoas. Não há soluções milagrosas e devemos estar cientes disso, no entanto é possível que o nosso esforço tenha retorno.

O segredo está em criarmos uma onda de paz e amor, capaz de mover «mundos e fundos», levando as pessoas a agir e a fazer mais e melhor planeta que nos viu crescer. Por um mundo melhor, sejamos hoje dignos preservando-o, cultivando-o, cuidando dele e dos que nele habitam.

Sem comentários: